Fundação Cultural Palmares inaugura sede em Alagoas

A Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, inaugurou neste dia 26/03 a sede de sua representação em Alagoas. A instalação em União do Palmares ficará sob a coordenação de Severino Cláudio de Figueiredo Leite, o capoeirista mestre Cláudio. O presidente da Fundação, Zulu Araújo, participou da solenidade que começou por volta das 19h, bem como o Secretário da Cultura do Estado de Alagoas, Osvaldo Viegas, o prefeitura de União, Areski de Freitas, o vereador Manoel Feliciano, além de ativistas do movimento negro e cultural palmarino e de Alagoas.

O anúncio da inauguração da sede alagoana foi feito por Zulu Araújo na abertura do Projeto Parabólica, que aconteceu nos dias 18 e 19 em Maceió. "Quero trazer boas notícias", disse Zulu no momento. "Depois de 21 anos, a Fundação terá um escritório aqui no estado e escolhemos mestre Cláudio para assumir essa responsabilidade, porque é uma maneira concreta de reconhecer a importância que a capoeira tem para a cultura brasileira e para o mundo". Para mestre Cláudio esse momento representa um sonho de muitos anos e que foi sonhado junto com muitos capoeiristas, não só em Alagoas, mas no Brasil.

Mestre Cláudio
Mestre Cláudio é servidor da Secretaria Estadual de Educação e foi cedido pelo Governo Estadual para coordenar os trabalhos da Fundação no Estado. Trabalha com capoeira há mais de 42 anos, destes 28 em Alagoas. Freqüentador da Serra da Barriga - administrada pela Fundação Palmares - desde 1985, em 2006 iniciou trabalho de capoeira com as crianças da Serra, o projeto Caa-puêra na Terra de Zumbi, que lhe rendeu um prêmio no Projeto Capoeira Viva, do Ministério da Cultura. Entre outras coisas, é diretor Técnico da Federação Alagoana de Capoeira, mestre de capoeira terapia do Núcleo de Terapia William Reich e coordena a orquestra de berimbaus dos mestres de capoeiras de Alagoas.

A sede da Fundação Cultural Palmares está localizada na Travessa Santa Maria Madalena, nº 236, Centro.

Fontes: Manoelfeliciano.blogspot.com; Palmares.gov.br;

Comentários