Mesa Z receberá secretária municipal da indústria e comércio, vice-prefeito e comerciantes

O programa Mesa Z deste próximo sábado, 03 de abril, estará recebendo Edvane Ferreira de Oliveira (Secretária Municipal da Indústria e Comércio), Adeildo Sotero (vice-prefeito, representante do SIDLOJAS e também Secretário Municipal de Obras e Infra-estrutura). Também foram convidados os comerciantes Jocemar Assunção e Gilson da Eletromóveis. Esse Mesa Z terá como tema principal o comércio de União dos Palmares, ideias, projetos para desenvolvimento e melhoria, críticas etc.

Participe do Mesa Z através do e-mail radiozumbifm@hotmail.com ou pelo telefone (82) 3281-2314. Se preferir, envie e-mail para o Tempo Moderno que repassamos ao Mesa Z sua pergunta, sugestão ou crítica ou diretamente para o e-mail do grupo: mesaz@groups.live.com

Mesa Z com Manoel Bernardo e Professor Claudionor Oliveira

Foto: Rádio Zumbi.
No último sábado, 27, os representantes do Tempo Moderno, Wenndell Amaral e Dallas Diego, juntamente com Sérgio Rogério (Acorda União) e Marcelo Pereira (A Terra da Liberdade), sabatinaram e discutiram sobre questões ambientais e assuntos correlatos com o Secretário Municipal do Meio Ambiente, o agrônomo Manoel Bernardo de Mello, e com o Prof. Mestre Claudionor Oliveira. Entre outros, alguns temas receberam ênfase, como a questão da Serra dos Frios, e, principalmente, a implantação do aterro sanitário consorciado com os municípios vizinhos.

O Secretário afirmou que o município de União dos Palmares está disposto a participar do futuro consórcio para a instalação do aterro e é candidato à sede, só que atualmente não tem condições financeiras para arcar com o custeio inicial da obra, para a qual calcula-se (em sua totalidade) um orçamento de um milhão e duzentos mil reais, a ser dividido entre as cidades participantes do consórcio. Claudionor Oliveira, foi enfático em pronunciar por diversas vezes que nenhuma cidade tem condições de continuar usando o atual sistema de depósito de lixo e dejetos a céu aberto, sendo o aterro sanitário a saída urgente para a resolução do problema do lixo, sobretudo relação à poluição do solo, das águas de nossos rios e também do ar.

Genisete Lucena, também participou mais uma vez do programa, debatendo a responsabilidade do gestor da pasta do Meio Ambiente. Genisete propôs que fosse marcada uma reunião com os representantes locais, defensores e estudiosos do meio ambiente, onde seria confeccionado um documento endereçado às autoridades no âmbito estadual e federal e demais órgãos competentes, a fim de repassar os principais problemas e reivindicações da região e da cidade para que possam ser solucionados ou minimizados, sobretudo em relação à Serra dos Frios, uma importantíssima localidade palmarina, fonte de grande diversidade vegetal e animal.

Ainda, o Secretário Bernardo informou sobre o "Projeto Adote uma Muda", iniciado pela secretaria ainda na gestão administrativa anterior, o qual consiste em distribuir mudas de plantas nativas. Segundo o secretário, até hoje foram distribuídas mais de 7 mil mudas, e a meta é atingir 60 mil até o ano de 2014.

Participe da comunidade no Orkut do programa Mesa Z clicando aqui.

Comentários