Nuvens de vulcão afetam receita da indústria europeia de aviação

s companhias aéreas e as operadoras de aeroportos europeias informaram que estão perdendo milhões de euros por dia, enquanto se acredita que a proibição ao tráfego aéreo em razão da erupção vulcânica na Islândia deva prosseguir no fim de semana. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) disse na sexta-feira que, no nível atual de interrupção, as companhias aéreas deveriam perder receitas de 200 milhões de euros por dia. Elas também enfrentam custos adicionais de reprogramação das rotas das aeronaves e de assistência aos passageiros em dificuldades, informou a associação.

A precipitação atingiu as ações das companhias aéreas na sexta-feira, com Lufthansa, British Airways, Air Berlin, Air France-KLM, Iberia e Ryanair em queda de entre 1,3 e 2,2 por cento.Os aeroportos também estão sendo atingidos. Um porta-voz da empresa alemã que administra aeroportos Fraport disse que apenas o fechamento do aeroporto de Frankfurt custaria à companhia entre 2,5 milhões e 3 milhões de euros por dia com base nas estimativas iniciais.

Na França, a operadora aeroportuária controlada pelo Estado Aeroports de Paris (ADP) enfrenta perdas de 5 milhões de euros por dia ou mais, afirmaram analistas. "Se a nuvem vulcânica continuar a atrapalhar as operações do aeroporto de Paris por mais de 48 horas, então será impossível compensar pelo tráfego perdido", disse um analista baseado em Paris, que pediu para não ser identificado.

Fonte: Reuters

Comentários