Concurso Cultural Aurélio: O Caçador de Palavras

Estão abertas as inscrições para o cuncurso em homenagem a Aurélio Buarque de Holanda, O alagoano que fez o português ser mais brasileiro.

Aurélio construiu sua carreira literária, atuando como contista, cronista, tradutor de clássicos internacionais (a exemplo das obras do francês Charles Baudelaire) e revisor de autores brasileiros consagrados como Manuel Bandeira, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz. é natural da cidade de Passo de Camaragibe, passou a infância em outra cidade interiorana de alagoas, Porto de Pedras, depois na capital Maceió, mudando-se posteriormente para Porto Calvo, também no interior alagoano. Mas, foi vivendo no Rio de Janeiro a partir de 1933, que Aurélio Buarque fez de sua vida uma grande homenagem à palavra.

Aurélio foi eleito em 4 de maio de 1961 para a Academia Brasileira de Letras, onde publicou diversos artigos e críticas literárias. Porém, entre tantas contribuições à língua portuguesa, a maior delas veio na forma do mais completo dicionário já feito no País: o famoso Dicionário Aurélio, responsável por democratizar e desmistificar nossa língua.

O "Concurso Cultural Aurélio: o Caçador de Palavras" está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas. Tem como público-alvo estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental e ensino médio bem como na modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas públicas e localizadas no Estado de Alagoas. Cada ano/fase/etapa/série deverá escrever textos pertencentes a um gênero com as seguintes categorias: Poesia, Memórias ou Artigo de opinião.

Inscrições:
Serão feitas por escola, na regional a que pertence, credenciando-se como participante do Concurso Cultural, através do preenchimento e entrega da ficha de inscrição.

Premiação:
O concurso está oferecendo uma ótima recompensa para aquele alune que atuar da melhor forma em homenagem ao pai do dicionário mais conhecido do país. O 1º colocado ganhará 01 notebook + kit Aurélio (livros). O 2º colocado ganhará 01 filmadora portátil + kit Aurélio (livros) e o 3º colocado receberá 01 câmera digital + kit Aurélio (livros). Os prêmios são iguais para as colocações finais em todas as três categorias e são destinados tanto aos alunos quanto aos seus respectivos professores orientadores. A entrega da premiação acontecerá no mês de novembro de 2010.

Para mais informações leia clicando aqui o Regulamento do concurso.

Visite: www.centenarioaurelio.com.br

Bookmark and Share

Comentários