Blogroll

13 de ago de 2010

Primeira usina atômica do Irã será ligada no próximo dia 21

A primeira usina atômica do Irã, Bushehr, construída por especialistas russos às margens do Golfo Pérsico, começará a funcionar no próximo dia 21, anunciou nesta sexta-feira a agência nuclear russa Rosatom. A ligação da usina, de 1.000 megawatts de potência, acontecerá depois que especialistas russos e iranianos abastecerem a central com o combustível nuclear necessário, informou o escritório de imprensa da Rosatom. A cerimônia de ligação da planta terá participação do chefe da Rosatom, Serguei Kirienko, e do diretor da Organização da Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, segundo a agência russa "Interfax".

"Todas as obras de instalação de equipamentos e os testes foram concluídos. A usina nuclear está pronta para ser inaugurada", declarou à televisão estatal iraniana Mahmoud Jafari, alto funcionário que supervisiona a construção de Bushehr. O diretor russo negou que a imposição de sanções internacionais ao Irã tenha afetado a construção de Bushehr, ao explicar que as duas fases do ciclo nuclear da planta, que podem ser utilizadas tanto com fins civis quanto militares, acontecem em território russo.

Com o beneplácito da Agência Internacional de Energia Atômica (AIE) e apesar das críticas dos Estados Unidos, a Rússia forneceu durante os últimos anos ao Irã combustível nuclear com destino a Bushehr.

Fonte: EFE

Aldous Huxley estava certo. O mundo entrou na era "atômica", com a indústria e a ciencia voltada para o rápido desenvolvimento tecnológico. Isso é bom ou ruim? Se a tecnologia servir ao homem será benéfico mas se o homem viver para servir a ciência e moldar sua vida em torno desta, como já escreveu o citado pensador do seu livro mais célebre Admirável Mundo Novo, o resultado será muito mais que desastroso para a humanidade.


Bookmark and Share

0 Deixe seu comentário: