Oscar 2011: 23 filmes se inscreveram

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura recebeu até o dia 31 de agosto 23 filmes para participar da seleção do longa-metragem brasileiro que será indicado para concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2011.

Os inscritos são: As Melhores Coisas do Mundo; A Suprema Felicidade; Antes que o mundo acabe; Bróder; Carregadoras de Sonhos; Cabeça a Prêmio; Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos; Chico Xavier; É Proibido Fumar; Em Teu Nome; Hotel Atlântico; Lula, o Filho do Brasil; Nosso Lar; Olhos Azuis; Ouro; O Bem Amado; O Grão; Os Inquilinos; Os Famosos e os Duendes da Morte; Quincas Berro D’água; Reflexões de um Liquidificador; Sonhos Roubados; Utopia e Barbárie;

O nome da produção brasileira escolhida será anunciado pela Comissão Especial de Seleção, no dia 23 de setembro. Já os cinco filmes selecionados para concorrer ao Prêmio de Melhor Língua Estrangeira serão anunciados em 25 de janeiro do próximo ano. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de fevereiro de 2011.

Olhando a lista dos inscritos fica difícil visualizar algum representante brasileiro na festa do cinema americano. Essa dificuldade não tem muita relação com a qualidade das produções, mas pelo estilo que pode ou não encaixar para ser escolhido entre os que figurarão no evento.

Apesar da boa qualidade, nenhum grande filme é apresentado na lista, ou melhor, nada superior que o esperado, mesmo assim vale a pena assistir todos. O brasileiro está aprendendo a valorizar o cinema nacional. A cada ano as produções melhoram. Não é com ou sem Oscar que o Brasil ganhará aval para seus filmes. Resta aguardar as produções inscritas dos demais países estrangeiros, e, diga-se, sempre com filmes de grande qualidade, maior até que os representantes dos anfitriões, os hollywoodianos.

Fonte: Cultura.gov.br, com complemento nosso.
Bookmark and Share

Comentários