Você não sabe?

Sócrates disse “Só sei, que nada sei.”. No mundo filosófico grego da época, essa frase tinha um sentido único, que se encaixava no ideal socrático. Hoje em dia, você pode estar pensando, esse tipo de afirmação não é mais útil. Acredito, inclusive, que a maioria das pessoas – incluindo as que estudam filosofia de forma distorcida no Ensino Médio – acham que o pensamento filosófico desenvolvido há dois mil e quinhentos anos atrás não tem correspondência com o mundo moderno. Mas tem!

Vou fazer uma proposta de raciocínio a vocês. Pensem quanto tempo você gastou na Internet na última semana. Pensou? Imagino que seja uma quantidade considerável. Agora tente listar dez informações úteis que você viu na Internet essa semana. Coisas simples, como o que você acessa num site de notícias, por exemplo. Se você conseguiu se lembrar de mais de dez informações, espero que você não tenha passado 72 horas on line.

Eis uma característica do mundo atual: temos cada vez mais acesso a informação, e cada vez menos a retemos. Quanto mais lemos, ouvimos, vemos, clicamos; mais perdemos nossa possibilidade de raciocínio e formação de opinião. Estamos vendidos ao entretenimento fácil, e cada vez utilizamos menos nosso senso crítico. Isso, quando realmente estamos acessando uma informação, e não só uma babaquice que nos faça rir.

Mas aqui estou eu, escrevendo minha primeira crônica neste espaço e me intrometendo a falar da sua vida. Isto já é uma prova do quanto nossas vidas estão “open”. De um quarto um tanto bagunçado, existe alguém (eu) que está influenciando a sua visão de mundo nesse momento – sem que você me conheça, ou mesmo me veja. Não é um processo necessariamente ruim, mas é um processo no qual você, quer queira quer não, está inserido. Portanto, você precisa, no mínimo, estar consciente. Ao menos pra saber que nada sabe.

Texto retirado do blog Como Assim?!, o qual você pode acessar através do seguinte endereço: http://webcomoassim.blogspot.com

Bookmark and Share

Comentários

Paulo Veras disse…
Poxa, vocês são rápidos na re-postagem. kkkkk

Obrigado pela consideração!
Boca de Caêra disse…
Verdade. concordo, mas sei que ainda existe o contrário e vocês bem ou mal realizam uma propaganda intelectual miito forte, coisa dificil hoje. Se as opniões que vcs colocam é boa eu afirmo que é vacilante. Mas também é contante e merece este reconhecimento.

Boca de Caêra