Filme: Across the Universe

Across the Universe
2007, Reino Unido/EUA
Direção de Julie Taymor
Roteiro de Julie Taymor, Dick Clement e Ian La Frenais
Com Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dana Fuchs, Martin Luther MacCoy e T. V. Carpio

Ninguém tinha feito ainda um filme como Across the Universe (2007), no qual usa-se apenas músicas dos Beatles para contar uma história de amor. O projeto ficou sob a direção de Julie Taymor, premiada por seus trabalhos em Frida e na adaptação de O Rei Leão para a Broadway. Ainda bem que alguém teve essa ideia e realizou uma ótima obra cinematográfica.

A diretora Julie Taymor consegue recriar satisfatoriamente fatos e momentos marcantes da movimentada década de 60 como pano de fundo para o relacionamento vivido por um rapaz de Liverpool chamado Jude (Jim Sturgess) e uma jovem estadunidense de nome Lucy (Evan Rachel Wood). Os dois travam um relacionamento juvenil em meio à guerra do Vietnã, faculdade, drogas e os ideais do movimento hippie.

O personagem Jude chega aos Estados Unidos da América em uma busca pessoal de autoconhecimento e um pouco de aventura. Indo ao lugar em que seu pai ausente trabalha, o campus da famosa Universidade de Princeton, acaba conhecendo Max (Joe Anderson), irmão de Lucy. A amizade entre os dois rapazes é imediata, tal qual a cumplicidade entre John e Paul. Morando em Nova York, eles conhecem a cantora Sadie (Dana Fuchs), o músico Jo-Jo (Martin Luther McCoy) e Prudence (T.V. Carpio), fechando assim o grupo de personagens principais à trama.

Como em um espetáculo musical, cada um tem ao menos um momento solo garantido, entoando uma canção do quarteto de Liverpool. Letras não são modificadas, mas melodias e o momento pelo qual os personagens passam podem dar novos entendimentos aos clássicos do Fab Four. Para quem é fã ou ao menos admira o legado musical dos Beatles é um deleite assistir todas as cenas de Across The Universe.

Across The Universe conta ainda com participações especiais de Bono do U2 (como hippie Dr. Robert cantando "I am The Walrus"), Joe Cocker (triplo papel de um cafetão, mendigo e hippie emprestando sua voz rouca para "Come Together"), Salma Hayek (dançando "Happiness is a Warm Gun" vestida de enfermeira) e do comediante Eddie Izzard (o apresentador do circo em "Being For the Benefit of Mr. Kite!").

Love is all you (we) need!

Bookmark and Share

Comentários