Casa Jorge de Lima



A Casa Jorge de Lima é uma iniciativa da Academia Alagoana de Letras (AAL). Inaugurada em 15 de dezembro de 2008, o espaço abriga parte da obra e a história do ilustre poeta nascido no município de União dos Palmares.

A Casa Jorge de Lima foi doada à Academia pela Prefeitura de Maceió, em 2004. Foi Ib Gatto, presidente da instituição na época, que convenceu a então prefeita Kátia Born e os vereadores da transferência da posse. O prédio estava em ruínas e era preciso fazer dali um centro cultural.

A primeira sala da Casa Jorge de Lima traz a exposição "Rio São Francisco", com os versos do poeta, ilustrados pelas fotografias de outro artista, o alagoano Celso Brandão. De tempos diferentes, a poesia e a imagem contam a história do Velho Chico. Em seguida, uma visita ao "Acendedor de Lampiões".

Nas escadas, uma surpresa, os versos lúdicos do "Mundo do Menino Impossível". São as palavras de um moleque atento: “A mamãe cochila/ O papai cabeceia/ O relógio badala...”. Como todo garoto, ele também desenha. Fez pavão, trenzinho, soldados de chumbo. É o Jorge de Lima criança.

No primeiro andar, o "Mundo de Jorge de Lima". Ali, a vida do escritor é detalhada em linha cronológica, com fotos. É possível ver ainda a reprodução de pinturas do alagoano. A Academia Alagoana de Letras adquiriu um dos seus quadros, com a figura de São Jorge.

Pertence ao acervo, o busto de Jorge de Lima, feito pelo artista Bruno Giorgio. A mesa de trabalho do médico, político e poeta também está na Casa. Trata-se de um universo que inspira. É o retrato de um homem que fez dos seus 60 anos, um tempo para muitas vidas. Jorge de Lima acumulou diferentes funções e artes, e assim se fez único.

A Casa fica localizada na Praça Visconde de Sinimbú, nº 91, na cidade de Maceió, Alagoas. O local pode ser visitado de segunda à sexta feira, das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (82) 3326-2651.

Fonte de pesquisa:
http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=maceio&cod=4952
http://tudonahora.uol.com.br/noticia/cultura/2008/04/15/15231/filha-de-jorge-de-lima-esta-em-maceio
http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/sistema-alagoano-de-museus/cadastro-de-museus-de-alagoas/museu-de-arte-sacra-do-estado-de-alagoas-dom-ranulpho-da-silva-farias/

Comentários