ABC das Alagoas: site oferece mais de 6 mil verbetes



Contabilizando mais de seis mil verbetes, os dois volumes de 'ABC das Alagoas – Dicionário Bibliográfico, Histórico e Geográfico do Estado de Alagoas' é a maior fonte de informações sobre artistas, políticos, escritores e instituições alagoanas.

Lançada em 2005 com o selo da editora do Senado Federal, a robustra obra de 1.300 páginas é resultado de quase uma década de garimpo científico do pesquisador Francisco Reynaldo de Barros.

Paulista filho de alagoanos, ele decidiu acabar com a dificuldade de acesso ao seu dicionário, que não é fácil de ser encontrado nas bibliotecas e livrarias de Maceió. Para isso, gastou os últimos meses na empreitada de transferir para a internet todo o conteúdo impresso. O trabalho está pronto e pode ser conferido no site ABC das ALAGOAS (www.abcdasalagoas.com.br), que foi lançado na tarde desta quarta-feira, 26, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL).

Com layout sóbrio e funcional, o site oferce 6.862 verbetes que podem ser facilmente consultado, basta escrever o nome da pessoa, instituição e município. O internauta também pode acrescentar ou corrigir qualquer informação.

Este ABC das Alagoas é o cumprimento de um compromisso, de ordem sentimental e afetiva de filho de alagoanos nascido em São Paulo. É um retrato do patrimônio do Estado, com informações sobre artistas, escritores, políticos, personalidades da vida pública – alagoanos, ou com vínculo a Alagoas-, instituições, história e geografia da terra”, define o autor.

Fonte: Tudo na Hora

Comentários