Número de ataques na internet cresceu 93% em 2010

De acordo com a empresa Symantec, URLs encurtadas e, principalmente, os toolkits - programas utilizados para facilitar o disparo de ataques generalizados em redes de computadores - foram responsáveis por esse aumento. Somente os toolkits representaram dois terços das ameaças na web.

No ano passado, foram identificados mais de 286 milhões de novos programas maliciosos, sendo que novos macanismos de disparo, como os toolkits, contribuem para o aumento desse número.

Toolkits e URLs encurtadas
Segundo a empresa, os toolkits têm como alvo as vulnerabilidades do sistema Java, que representaram 17% de todas as vulnerabilidades que afetaram plug-ins de navegador em 2010. Como uma tecnologia popular, disponível para diversos navegadores e multiplataforma, a linguagem de programação Java é um alvo atraente para os cibercriminosos.

Em 2010, o toolkit Phoenix foi responsável pela maior atividade de ataques na internet. Esse kit incorpora meios para explorar as vulnerabilidades do Java.

Em relação às URLs encurtadas, elas são utilizadas para compartilhar um link ou e-mail em uma página da internet, quando o endereço original é muito extenso. No ano passado, os crackers publicaram milhões delas em redes sociais, para enganar vítimas de ataques de phising e malware.

Fonte: Portal do Consumidor

Comentários