Filme: Contra o Tempo

[Source Code], 2011.
Dir.: Duncan Jones
Elenco: Jake Gyllenhaal,Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright...
Dur.: 93min.

Viagens no tempo, universos paralelos, teorias modernas da Física Quântica, SuperCordas, Multiverso etc. São inúmeros os filmes e séries de ficção científica que tratam desses temas densos que poucos humanos se interessam em entender...

Não me agrada os exageros ficcionais do estilo de Star Wars e Jornada nas Estrelas. Sempre preferi os temas mais palpáveis, que podiam ao menos se transformarem numa hipótese; nesse sentido filmes como 13° Andar [The 13th Floor], a trilogia Matrix [apesar de deturpada por Hollywood nas 2 últimas partes] e a série Fringe [traduzida no Brasil como Fronteiras e exibida irregularmente no SBT] faziam mais sentido para minha ignóbil imaginação uma vez que, filmados como suspense, focavam na relação de nós para com o mundo e de nós para com os nossos semelhantes, estão em primeiro plano ao invés da ação desenfreada e suas enxurradas de efeitos especiais.

Contra o Tempo [Source Code] trata muito bem das relações interpessoais tendo como pano de fundo a história do cap. Colter Stevens [Gyllenhaal], um veterano de guerra que faz parte de um projeto secreto do governo norte-americano chamado do Source Code [um complexo sistema de programação virtual] que é capaz de transportar o cap. Stevens para dentro da consciência de outro homem durante os 8min. finais de sua vida. O objetivo do projeto Source Code é evitar um gigantesco ataque terrorista nos trens de Chicago.

Em meio a esse caos eminente, o cap. Stevens conhece Christina [Monaghan] e começa a questionar as premissas do projeto frente a seus superiores, daí se densrola toda a trama do filme, com um desfecho surpreendente. A afirmativa do cartaz "Faça Valer Cada Segundo" martela algumas vezes na cabeça após o desfecho. Não percam, vale a pena assitir.


Walter A.
wjr_stoner@hotmail.com / @walter_blogTM no twiiter

Comentários