MÚSICA: ALPHA BLONDY

-Alpha Blondy
- The Best Of Alpha Blondy, 2002.

Minha vertente musical preferida sempre foi o bom e velho rock and roll. Tomemos nosso HDModerno como um belo exemplo da dominação do rock e suas vertentes na preferência mundial da boa música... O respeito pelo estilo patenteado e disseminado pelo mundo através do saudoso Bob Marley sempre existiu, mas era raridade eu chegar em casa e ouvir um reggae; apenas em festas eu ouvia apesar de ter alguns amigos que já eram fãs; porém, ao ouvir Masada do Alpha Blondy tocando no celular de uma amigo, resolvi conhecer um pouco mais desse estilo tão controverso e marginalizado em nosso País e a primeira banda a ganhar meu respeito foi Alpha.

Pedi o cartão de memória desse meu amigo e bati em retirada com o sentimento de estar perdido no tempo... "Como é possível eu não ter ouvido ainda isso!" lamentava-me com meus botões. Enquanto as músicas eram transferidas consultei o Grande Olho Que Tudo Vê, leia-se Goggle, e imergi na história da banda; não era só a música em si que chamava a atenção: as letras evocavam temáticas religiosas [ouça Jerusalem, God Is One] e políticas [ouça Politiqui, Guerre Civile]. O vocalista e dono da banda, Seydou Koné, nasceu na Costa do Marfim e, seguindo o caminho inverso dos "reggaeiros" da nossa terrinha não prega o niilismo, o amor de carnaval, o misticismo natureba exarcebado, muito menos a apologia gratuita e sem base à ganja. Engajado politicamente, canta a maioria das músicas em Dioula [dialeto africano], Francês, Inglês [essas duas últimas por culpa da colonização européia], Árabe e Hebraico [já que a África é um grande reduto mulçumano].

Com 20 álbuns lançados desde 1982, Alpha Blondy é, literalmente, uma lenda viva do verdadeiro reggae raiz. Separei um The Best Of... golinha, que abrange todas as fase do banda e inclui por conta própria um maravilhoso cover de Wish You Where Here do Pink Floyd. Clique Aqui e aproveitem a música de Jah direto de nosso HDModerno.

Walter A.
wjr_stoner@hotmail.com / @walter_blogTM

Comentários