MÚSICA: KORN

-Korn
-Greatest Hits Vol.I, 2004.

O primeiro `movimento´ do mundo rocker que eu acompanhei ainda adolescente foi o famigerado New Metal. Nasci exatamente no meio da década de 80,  precisamente em abril de 85; portanto, obviamente não tive chance de acompanhar o nascimento do punk, new wave, progressivo, metal... Até pro grunge [do qual sou muito fã] fui novo demais.

Como todo bom rockeiro eu adorava ler revistas ditas "especializadas": Rock Brigade e Showbizz eram as minhas favoritas. E em ambas publicações o tal de new metal era apedrejado com o principal argumento que as batidas funkeadas, os vocais quase `rapeados´ feriam a alma do antigo metal. Os maiores expoentes eram o próprio Korn e a duvidosa Limp Bizkit que não sobreviveu ao crivo do tempo; contudo vários grupos completavam a longa lista: P.O.D, Rage Against The Machine, Coal Chamber, Kittie, Insane Clow Posses, entre outros. A maioria tinha influências em comum como Metallica, Sepultura, Red Hot Chili Peppers e Faith No More [esses últimos já mesclavam bases funkeadas com riffs pesados].

Coube ao Korn empunhar o cetro do "líder do movimento". Eu achava na época que isso se dava apenas por forças de mercado, ou seja, as gravadoras impuseram isso, mas não. Com o passar do tempo, nunca mais foi criado na música, na música algo para sequer arriscar chamar de "movimento". São 15 anos sem inovações. E agora vem o reconhecimento do New Metal. A maioria das bandas continua na tiva, com seus fãs  mantendo sua linha de proposta e o Korn mostrou-se a banda com mais técnica, craitividade e capacidade de superar problemas internos, fazendo assim valer-se por principal nome do subgênero.

Enquanto aqui no Brasil afloram no mercado emos desafinados com seu "romantismo babaca" e bandas "indie" totalmente insossas, pelo menos lá fora ainda existem bandas com personalidade. Não estou aqui endeusando o Korn, afinal eles nunca lançaram um álbum clássico, sua carreira é marcada por sucessos esporádicos de seus vários albúns, mas estou dando o devido respeito a quem sempre fez rock com alma e inovação.

Walter A.
wjr_stoner@hotmail.com / facebook.com/Walter_blogTM

Acesse nosso HD Moderno ou clique aqui para baixar.

Comentários