Blogroll

16 de mar de 2013

FILME: Onde Os Fracos Não Têm Vez

No Country For Old Men, 2007
Dir.: Ethan e Joel Coen
Elenco: Javier Bardem, Josh Brolin, Tommy Lee Jones, Woody Harrelson, Kelly MacDonald
Dur.: 139 min.

Quando o tempoModerno ainda nem sonhava em subverter usando a internet - começamos como um zine impresso - esse foi um dos primeiros filmes indicados por nós. Na época ele havia acabado de ganhar 4 Oscars: melhor filme, direção, roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante para Javier Bardem.

A trama desenvolve-se em torno de uma disputa entre gangues no Texas dos anos 80 onde o saldo é muitos mortos e uma maleta com 2 milhões de dólares abandonada. Llewelyn Moss [grande atuação de Josh Brolin], um vaqueiro que não entende bem o beco sem saída em que está se metendo ao tomar pra si a maleta, vira alvo de um psicopata extremamente frio e calculista denominado Anton Chigurn contratado pelo dono do dinheiro. Além do assassino profissional Anton, que por onde passa deixa rastros de sangue, Llewelyn tem em seu encalço o restante de uma das gangues violentas que definharam no deserto com a maleta.

o psicopata Anton Chigurn utiliza uma pistola de ar comprimido para matar 
A caçada é longa e sem trégua para os personagens envolvidos, mas para o espectador a película devido a sua qualidade de prender a atenção na tela à espera do próximo passo da história, o filme transcorre velozmente. A edição com cenas longas, bem trabalhadas, sem muitos cortes, deixam a ação bem fluida e o suspense bem mais evidente.

Durante esse "pique-esconde" macabro, ambos os lados da batalha triangular saem feridos, esgotados, porém a ganância e a determinação de se apoderar de tanto dinheiro fazem com que os personagens criem forças do nada para seguir suas jornadas em busca da maleta. Paralelamente o roteiro nos apresenta o xerife Ed Tom Bell [Tommy Lee Jones] que tenta, dentro de suas limitações, fazer com que Llewelyn entenda com que tipo de gente está mexendo através de sua esposa Carla Jean [Kelly MacDonald]. Filmes com a temática da "mala de dinheiro" são recorrentes na sétima arte. Cova Rasa do diretor Danny Boyle, Fargo dos próprios irmãos Cohen, já exploraram o tema. Contudo, Onde Os Fracos Não Tem Vez vai mais além, exibindo de forma crua o desfecho natural para histórias reais como essa baseada em sangue, dinheiro e drogas. 
Tommy Lee Jones como Ed; Kelly MacDonald como Carla e Josh Brolin no papel de Llewelyn

É recorrente em blogs e fóruns pessoas reclamando do filme, afirmando não terem entendido nada e desmerecendo os prêmios ganhos. São pessoas que, com vergonha de se inteirar acerca daquilo que acabaram de assistir, detratam a obra. Bem, não gostar desse ou daquele filme é um direito. Porém, não gostar porque não entendeu é no mínimo preguiça de pensar, pra não descer o nível e dizer BURRICE. Os diretores do filme recorrem a uma dicotomia durante toda a obra: enquanto algo é mostrado de forma objetivo e clara [como alguns assassinatos] outras não veem à tona, ficam subentendidas nas entrelinhas dos irmãos Coen [como na cena em que Anton sai da casa de Carla Jean]. São esses pequenos detalhes somadas a uma adaptação de um livro que mesmo tendo como pano de fundo os saudosos anos 80, nos nossos anos 2013 continuam atualíssimo. 

Quem quiser o torrent é só pedir via email ou facebook.

Walter A.
wjr_stoner@hotmail.com / facebook.com/Walter_blogTM

0 Deixe seu comentário: