HQ´s, onde achá-las?


Antigamente comprar gibi era uma coisa simples e prática: bastava juntar uns trocados, ir até a banca mais próxima e comprar a revista do seu herói predileto por um preço baixo. Com o passar dos anos os gibis foram ficando mais caros, e também começaram a surgir edições mais luxuosas, voltadas para livrarias e comic shops. Os quadrinhos que eram encarados como "coisa de criança" começou a ser levado a sério. Inclusive no preço.
E com essas edições surgiram lojas específicas, livrarias e marketplaces para compras online. As bancas de jornal ainda vendem os gibis e mangás mensais (sendo que algumas vendem encadernados também), porém a comodidade, facilidade e os preços mais em conta fizeram com que as lojas online ganhassem cada vez mais espaço. A seguir temos uma lista de algumas lojas que vendem encadernados, gibis mensais e mangás online (e suas vantagens e desvantagens):
GRANDES LIVRARIAS
Sempre uma ótima opção de compras, as grandes livrarias possuem um ótimo estoque e algumas oferecem produtos com bons descontos (SaraivaFnacSiciliano), outras não oferecem descontos, mas contam com um grande estoque e produtos importados (Cultura), além de grandes redes varejistas se aventurando no meio (Ricardo EletroCasas BahiaAmericanasPonto Frio eSubmarino).
Essas lojas oferecem a chance de você procurar por descontos em buscadores de preço (e cupons de desconto no Orkut também) e conseguir um preço ainda mais em conta, mas como a procura é grande você corre o risco de ficar com as mãos abanando.
Maior catálogo de HQs, e também a maior comic shop do Brasil. A loja localizada na Alameda Jaú nº1998 em São Paulo é famosa também por ser a organizadora da Fest Comix, um dos maiores eventos de quadrinhos aqui no Brasil. A grande vantagem de comprar em seu site é justamente a grande variedade que ela possui, todas as editoras tem presença garantida, sejam mensais, mangás, encadernados, action figures e muitos mais. O grande problema é que o frete é muito caro, fazendo o consumidor talvez se assustar ao finalizar a compra, outros pontos negativo são os poucos produtos com desconto.
A Liga HQ é basicamente uma extensão da comic shop Terramédia e conta com um ótimo catálogo. O site oferece a possibilidade de você realizar a reserva de itens e ser avisado assim que o mesmo constar disponível no sistema, também conta com um sistema de bônus por itens comprados e o frete por item, e quanto mais itens no seu carrinho, o frete vai ficando mais barato (por item, não se esqueça).
A opção da reserva acaba sendo também um ponto fraco da loja, já que a grande procura acaba fazendo com que os produtos esgotem rapidamente, e o acervo é reposto de forma lenta. O bônus também tem seus problemas, já que ele não é feito de forma automática, o consumidor é obrigado a mandar um e-mail pra ter esse direito. A loja também só trabalha em sua grande maioria com as editoras mainstream.
Essa loja online que funciona desde o ano de 2000 (daí vem o nome) possui uma grande variedade de títulos de diversas editoras e com um preço camarada, além de oferecer promoções semanais com preços bem abaixo do original. É uma das melhores lojas do ramo, porém às vezes ocorrem atrasos nas encomendas e demora na resposta de e-mails, porém sempre atendidos e respondidos.
A loja conta com uma boa variedade de produtos de diversas editoras, e também oferece descontos que variam de 5 a 20% no preço final. Mas apesar da variedade de produtos o estoque do site é muito pequeno.
A JWorld é uma loja especializada em vender mangás, mas também conta com quadrinhos, produtos importados e até games. O site é meio lento e demora em carregar determinadas seções, não oferece muitos descontos nos produtos e não deixa visível que o item encontra-se esgotado, obrigado o consumidor a clicar no mesmo para saber isso. Porém o atendimento da loja é atencioso, além do frete em conta e da qualidade dos produtos que chegam em perfeitas condições.
No Mercado Livre você vai encontrar de tudo, desde gibis novos a materiais muito antigos. E claro que vai encontrar o maior reduto de especuladores da internet brasileira. Infelizmente muitos vendedores oferecem produtos a preços absurdos ajudando a alimentar a bolha da exploração no mercado de quadrinhos brasileiros. Mas claro que existem os vendedores honestos e com preços dentro da realidade. Lembre-se sempre de pesquisar bem os preços e use o Mercado Pago como forma de pagamento para evitar dores de cabeça maiores no futuro. Ah, e se puder retirar o produto pessoalmente, melhor ainda.
A Estante Virtual não se limita a vender apenas gibis, lá você encontra diversos livros novos e seminovos também e funciona no mesmo esquema do Mercado Livre: vendedores colocam seus produtos a venda pelo preço que eles acham justo e compra quem quer. O site conta com variado acervo e a chance de você encontrar algo que procura é grande. O serviço conta com um pequeno porém que é a forma de pagamento: é o PayPal, que obriga o cliente a usar o cartão de crédito, não oferecendo outras opções de pagamento.
Segundo o Twitter da loja é "O maior sebo de gibis do Brasil", e pode até ser verdade tal afirmação. A loja conta com uma grande variedade de revistas mensais, mangás, encadernados em seu estoque, de diferentes editoras e diversas épocas. O site também oferece diversas promoções, entre elas diversos saldões dos formatinhos da Editora Abril, e para os moradores de São Paulo ainda tem a oportunidade de retirar o produto pessoalmente na loja. Às vezes por conta da alta procura de produtos o estoque não é atualizado e você pode comprar um produto que não exista mais, mas eles devolvem o dinheiro (às vezes devolvem o dinheiro até na encomenda, experiência própria).
Uma das comic shops mais antigas do país, a Super Comics possui uma grande variedade de gibis importados (encadernados inclusos) e também revistas nacionais. Essa loja é voltada para quem procura material importado por um preço em conta (levando em consideração o valor do dólar. Lembrando que a Super Comics cobra o chamado "dólar-livro" que é um pouco acima da cotação de mercado da moeda americana). O site tem alguns problemas como deixar na página principal alguns produtos esgotados em destaque, além de não oferecer uma variedade de descontos, a maioria dos produtos a venda são com o preço de capa.
As grandes editoras também contam com as suas lojas oficiais, como por exemplo, a LOJA CONRADPANINI COMICS LOJA ONLINE e a LOJA DEVIR, no qual você tem chances de encontrar aquele produto que está faltando no estoque das lojas, mas na editora ainda possa ter.
Na semana que vem volto com dicas de lojas online para encadernados importados.
Essas são algumas lojas que existem pelo Brasil, se você souber de mais algumas deixe nos comentários, e conte também suas experiências com as compras. Recomendam? Passaram por algum problema? Concordam? Discordam? Não deixe de comentar!
Matheus Lanieri Braga


Comentários