ÚLTIMAS:

BIRD: Brasil empata com Peru em raking de corrupção

Relatório divulgado pelo Banco Mundial (Bird) aponta que o Brasil não melhorou significativamente seus mecanismos de controle de corrupção nos últimos 12 anos. A instituição analisa dados do País desde 1996 a partir de 35 fontes de informação como ONGs, governos e institutos de pesquisa. Considerando a nota máxima +2,50 e a mínima -2,50, com margem de erro de 0,14, o Brasil atingiu apenas -0,03. No ranking de países da América Latina, ficou atrás do Chile (+1,31) e do Uruguai (+1,02), e empatado tecnicamente com o Peru (+0,02). A Dinamarca atingiu a melhor nota global, com +2,32.

Em dez anos de medição, os indicadores brasileiros de combate à corrupção não tiveram "mudança significativa", de acordo com um relatório divulgado pelo Banco Mundial. Embora tenha havido uma leve melhora nas estatísticas entre 2007 e 2008, a pequena variação dentro da margem de erro significou que este avanço foi "estatisticamente insignificante", de acordo com o critério do banco. Do ano retrasado para o passado, o Brasil passou de -0,21 para -0,03. A margem de erro foi de 0,14 ponto. Dez anos atrás a pontuação do Brasil era +0,10 com uma margem de erro de 0,18 ponto.

Em um outro critério de medição, os autores do estudo afirmaram que 58% dos países do mundo estão piores do que o Brasil na questão de controle à corrupção. No ano passado, o país estava melhor do que 52% deles. Mas, novamente, a margem de erro, que vai de 50% a 63%, indica uma variação pouco significativa. Ou seja, aparentemente nada mudou em dez anos.

Fonte: Agência Estado

Walter Jr.

Comentários

Wenndell Amaral disse…
Esse estudo começou numa época em que tudo era mais ainda por debaixo dos panos. Temos que esperar pelos próximos resultados, talvez daqui a uns 6 ou 7 anos, ai sim poderemos ter algo significante e real, na minha opinião.
Walter Jr. disse…
Mesmo em 7 anos, se não houver punição exemplar, é bem capaz de termos perdido do Peru que é comandado por um narco-governo. Opa, mas peraí! O telefone da gráfica do Senado era um disque drogas na decada de 90´, segundo o livro A Ética da Malandrage de Lucio Vaz... Então falta pouco pra ficarmos igualzinho ao Peru ou Bolivia...