A sua cultura

Cultura é algo extremamente abrangente. Cada pessoa se permite ter um certa Cultura dependendo do lugar onde vive, das pessoas com que se relaciona e com as oportunidades e experiências da vida. Qual é a cultura de cada um? Qual é a sua cultura? A sua cultura vem do que você assiste, lê e escuta. Dessa forma, delimitando isso em relação ao cinema, à música e à literatura, o Tempo Moderno recebeu de alguns leitores o livro, o artista ou banda e o filme que mais marcaram ou os influenciaram até hoje. Confira a seguir.


CD/artista
"Creio que essa é parte mais difícil, são tantos músicos. Bom, mas posso dizer que o Chico Buarque é um dos meus artistas preferidos. Poderia citar vários cds, mas fico com um em especial, a Ópera do Malandro, em especial a música Pedaço de mim".
Pois é, eu jogo calcinha pro Chico.

Filme
"Não poderia aqui falar de um filme preferido, mas de um diretor preferido, Ingmar Bergman. Na minha opinião, um das mais ricas e essenciais obras pra história do Cinema. Dentre todos os filmes do mesmo, fica complicado escolher um, mas eu vou ficar com o Persona".

Livro
"Meu livro preferido sem sombra de dúvidas é "A Insustentável leveza do ser" de Milan Kundera. Sem palavras, o livro é sensacional, ja li e reli diversas vezes".

Andreza Mendonça, estudante universitária.

---

CD/artista
O meu cd favorito é, entre tantas escolhas e também pela historia CHICO CÉSAR AOS VIVOS, do cantor e compositor paraibano Chico César. A escolha foi pelo motivo de ser o primeiro cd, ainda que sem entender muito de música, isto em 1994 ou 1995, não lembro ao certo, conhecer a Mpb. Suas letras me encantaram, e até hoje pude estar 2 vezes em shows do Chico, sendo que em ambas pude estar falando com ele.

Filme
Um filme preferido, vou ficar com O Menino do Pijama Listrado. Me chamou muito à atenção o fato da inocencia infantil abordada pelo autor. Um militar alemão sentindo na pele o que é perder um ente querido nos campos de concentração.

Livro
O livro nao poderia deixar de ser O Mundo de Sofia, por ter sido o primeiro que eu li e por ter aberto as portas pelo meu hábito de leitura.

Dallas Diego Moreira, estudante universitário.

---

CD/artista
"Caramba, não sei o cd preferido, porque tenho cd's preferidos. Meu cd preferidão teria de ser uma coletânea com diversos estilos juntos. Mas, como é para escolher, escolho um da coleção Digital Concerto: Johann Sebastian Bach: Concertos de Brandenburgo (infelizmente, apenas os concertos 1, 2 e 3) + Concerto Nº 1 para Violino (o Andante é espetacular). Bach é magnífico. e para o cd ficar sublime, seria preciso apenas adicionar a "Ária na corda de sol" e "Jesus Alegria dos Homens" (para mim, a obra de arte mais bela que há)".

Filme
"Caraca. Agora, tá difícil. Gosto de filmes de redenção. e de filmes de danação. Se fizesse uma lista dos preferidos, certamente, eles estariam incluídos em um desses dois tipos. Gosto de quando o filme me faz chorar (ou por seu aspecto estético ou por seu conteúdo humano ou pela junção de ambos). Gosto dos de danação porque o sofrimento é tanto que pode me acordar, me dar um tranco. E gosto dos de redenção porque me dão esperança. E, dentre todos, um que ocupa um lugar especial é o clássico "a felicidade não se compra" (it's a wonderful life), do frank capra, filme de 1946". É incrível sua crença no ser humano. e sua quase ingenuidade. Mas, na verdade, não é que ele seja ingênuo; é que nós estamos endurecidos".

Livro
"Se me perguntassem o livro que eu gostaria de ter escrito, diria, sem pestanejar: O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights), da Emily Brontë. Força, pura força essa obra".

Nilton Resende, professor, escritor e ator.

---

E qual é a sua cultura? Envie seu Cd/Artista, filme e livro preferido com um breve comentário para nosso e-mail tempo_moderno@hotmail.com

Comentários

Unknown disse…
Eu assisti o filme " O menino do pijama listrado", eu gostei, é de uma simplicidade tocante. É dificil ler um livro e depois assistir a sua adaptação ao cinema e gostar, pelo menos no meu caso. O menino do pijama listrado foi uma das exceções.
E " O morro dos ventos uivantes" realmente exceletente, e o filme também.