A Consciência Negra, a Cultura e a Cidade

No próximo sábado, dia 23, o Programa Mesa Z receberá o Secretário de Cultura e a Secretária de Turismo de União dos Palmares, respectivamente Elson Davi e Izabel Helena Gomes. O convite para esses representantes é extremamente conveniente ante a proximidade do mês de novembro, parte do ano reservado para comemorações dos movimentos da cultura negra mundo a fora. Lembrando que o Programa Mesa Z é apresentado através da Rádio Zumbi FM 87,9, todos os sábados a partir das 12h.

A Secretaria de Estado da Cultura divulgou que, em reunião realizada no último dia 19, ficou definido a descentralização das comemorações do mês da consciência negra, pois, habitualmente a festividade era realizada na Serra da Barriga, em União dos Palmares. Foram incluídas as cidades de Arapiraca, Viçosa e Batalha, todas apresentam comunidades remanescentes quilombolas.

Entretanto, nem a Secretaria de Estado da Cultura nem a Fundação Cultural Palmares nem as Secretarias Municipais de Cultura das cidades envolvidas divulgaram algum projeto de atividades a serem oferecidas aos alagoanos e demais indivíduos que queiram visitar o estado neste mês de novembro.

A demora na definição e divulgação de uma programação é hábito antigo quando se trata desta comemoração. Infelizmente esse é um hábito ruim. O atraso demonstra falta de organização e empenho, além de acarretar defasagem na expectativa do turismo, perdendo-se muita da divulgação e valorização da história dos municípios e do estado.

Os secretários em questão terão a chance de conversar sobre esses atrasos que há muito deixam a população insatisfeita, bem como sobre as ideias, projetos e do que já está sendo providenciado para o Mês da Consciência Negra de 2010, o mais esperado e importante da região, ou pelo menos deveria ser.

Siga o Programa Mesa Z no Twitter: www.twitter.com/programamesaz

Bookmark and Share

Comentários